top of page
  • Photo du rédacteurPatricia Viciana

Pak Ou ou Cavernas dos Mil Budas em Luang Pradang , Laos !


Luang Pradang - Laos
Pak Ou - Caverna dos Mil Budas


Templos budistas , elefantes , cavernas , cachoeiras , conferem ao Laos um clima de calma e espiritualidade !!!

Desacelere e deixe fluir essa paz !!!

Não sou budista , mas tenho adoração pela figura do Buda tibetano . Me transmite muita força e paz !! E existem alguns lugares ao redor do mundo que te harmonizam com a natureza , te alinham com o Universo , trazendo paz espiritual ! Em Luang Pradang é essa essência e energia que se sente !!!






Laos
Pak Ou - Caverna dos Mil Budas

Localização : Ásia

Capital : Vientiane

O Laos faz fronteira com a Tailândia , China , Mianmar , Vietnã e Camboja .


Luang Pradang / Laos
Pak Ou - Caverna dos Mil Budas

Luang Prabang , não é mais a capital , mas é uma histórica cidade real , que mescla traços franceses com arquitetura budista , sendo considerada a capital cultural do país , declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco .



Laos
Pak Ou - Caverna dos Mil Budas

Cavernas dos Mil Budas ou Pak Ou


Há 25 km da cidade de Luang Pradang ,

na confluência do Rio Mekong e Nam Ou , encontra - se uma montanha de calcário que abriga 2 cavernas com milhares de estátuas de Buda , sendo considerado um verdadeiro santuário as divindades protetoras do Rio Mekong , descobertas na dinastia do rei Setthathirat , no século 16.

Essas cavernas viraram um local de peregrinação de budistas , que as consideram um local sagrado .

Quando Laos ainda era uma monarquia , as grutas eram visitadas todos os anos pela Família Real , que encomendavam estátuas de artistas locais para serem depositados nas cavernas e essa tradição continuou até 1975 , contribuindo para acumular estátuas nas cavernas , uma vez que as pessoas comuns também começaram a trazer estátuas em suas peregrinações ao local .

A Caverna Tham Ting que fica a 60 metros acima do nível do rio , acessível por escadas , bastante iluminada e onde concentram mais de 4 mil estátuas de Buda ;




E a Caverna Tham Phoung é a do alto , sendo maior e mais profunda , com 54 metros , uns 15 metros acima do rio com estátuas de diferentes tamanhos , formas , material e cores . Leve uma lanterna , ou use a do celular .



Luang Pradang
Pak Ou - Caverna dos Mil Budas

COMO IR ÀS CAVERNAS DE PAK OU ??

As cavernas abrem das 8 às 17 h , diariamente .

Para ir as Cavernas de Pak Ou tem 2 opções de trajeto :

Barco - pelo Rio Mekong . Todos os dias às 8h30 , os barcos saem de Luang Prabang e retornam novamente por volta das 14h . O trajeto leva 2 h em direção a Pak Ou e apenas 1 h de volta a Luang Prabang . No caminho , pode-se visitar uma aldeia , na vila de Samogonik Ban Xang Haypara comprar artesanato em têxteis ou o famoso " Wisky do Laos " ( destilação de licor de arroz ) .





Tuk - Tuk ou moto - Ida e volta são em torno de 1h .




**Dica : Em abril , época do Ano Novo em Laos , as pessoas fazem peregrinação as cavernas e levam estátuas para deixarem nas cavernas .



COMO CHEGAR A LUANG PRABANG ? Não existem vôos diretos do Brasil para o Laos . Mas existem vôos regulares de Siem Reap (Camboja) , Chiang Mai e Bangkok (Tailândia) , Hanói (Vietnã) , Jinghong (China) e Singapura das companhias aéreas Lao Airline , Air Asia , Thai Airways , Bangkok Airways , Lao Central Airline e Vietnam Airlines.

Também é possível entrar no país de ônibus vindo do Vietnã , China e Tailândia ou de barco pelo rio Mekong .



Laos
Pak Ou - Caverna dos Mil Budas


Visto e Documentos :

Brasileiros necessitam visto para entrar no Laos .

O visto pode ser feito na chegada ao país - Visa on Arrival - para um período de 30 dias mediante pagamento de 30 dólares + 1 dólar de taxa de serviço , preencha um formulário fornecido no aeroporto , leve 1 fotografia 3x4 e passaporte válido por pelo menos 6 meses .








Como se vestir no Laos ? Oq ue levar na mala ?

Além do kit básico de proteção : óculos de sol , boné e protetor solar , não esqueça de levar uma capa de chuva . Nada de saias curtas ou shorts , apesar do calor . O Laos é um país conservador . Entre no espírito budista e use saias longas ou calças folgadas e blusas que cubram os ombros , especialmente para entrar em locais religiosos . Mas , não se preocupe , porque a maioria dos lugares aluga um pedaço de tecido para cobrir as pernas ou os ombros .

**Dica : ao entrar nos templos você terá que tirar os sapatos , portanto use algo fácil de por e tirar .






Língua :

Laosiano. Mas ,francês e inglês também são muito usados .










Moeda :

Kip laosiano ou LAK







Qual a melhor época ?

A melhor época para visitar o Laos é de novembro a fevereiro quando a temperatura é mais amena e as chuvas das monções já passaram . De dezembro a fevereiro é a alta temporada .






Indicações :

Se vc tiver algum problema motor ou de locomoção , esse passeio não é indicado por não ser acessível . O único acesso são por escadas .








Quer mais dicas de Luang Pradang ?




O príncipe hindu Sidarta Gautama deixou seu luxuoso palácio e sua família para seguir os passos da mendicância , do jejum , da meditação . E acabou criando uma religião que crê no homem , que tem como princípio a não violência , e acredita que cada um de nós é uma soma de várias experiências de vida , em eterna mutação .





bottom of page